“Vou para uma escola sem saber o que será de mim”, diz professora agredida

0
36
A professora Marcia Friggi ficou ferida após a agressão

No dia Último 21, Uma postagem no Facebook da professora Marcia Friggi, 51, reacendeu O debate de NAS Violencia Escolas no país. Ela mostrava Seu Rosto ensanguentado e com hematomas DEPOIS de ter levado Dois socos de hum aluno de 15 anos Dentro da sala de aula em Indaial (SC).

O Caso catarinense chama a Atenção, mas está longe de Ser isolado. Da Acordo com a Mais recente Pesquisa da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Publicada em 2013, o Brasil é o país com Maior Número de agressões de Professores no Mundo: 12,5% dos Profissionais disseram Já ter sofrido com o Problema.

Os educadores Tem medo. Uma Pesquisa Feita em 2013 cabelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), com 1.400 Professores de escolas Públicas, aponta that 57% dos docentes Não se sentem seguros em Suas unidades.

A Violência TEM Alterado a vida destes Profissionais, Que Não Querem Parar de dar aula, mas tambem nao SABEM Como lidar com a Situação. Entre OS RELATOS colhidos cabelo UOL, Os educadores CONTAM Como tiveram de MUDAR a Rotina DEPOIS de Terem Passado POR episódios de agressão na sala de aula.

Carro riscado com `palavrões e Desenhos de genitálias`

AL *, 25, also Teve de Tirar Uma Licença DEPOIS de Passar Por Um Problema de Violência na Escola em Que Dá aulas, em Campinas (SP). `Ósmio Alunos fazer 8º e fazer 9º ano, Que São Mais Velhos, começaram a mexer Comigo não Começo fazer ano`, Conta uma professora. `Sempre Que Eu passava, enguias falavam Alguma Coisa, assediavam.`

O estopim Veio sem finais do Primeiro semestre, Quando um docente foi assediada POR Alunos enquanto dava aula. `Tive Que Parar No Meio, Sair da sala e dar uma bronca Neles. DEPOIS, desci Direto para a Direção e relatei O Que havia acontecido`, Diz uma professora. `Mas, momento naquele, eu achava Que ia melhorar, ENTÃO Falei Que Não era Necessário Tomar Uma Medida imediata.`

Poucos dias DEPOIS, ELA Teve Uma Surpresa when Saia da Unidade: Seu caminhão estava TODO riscado. `Tinha Diversos palavrões e Desenhos horrorosos de genitálias`, relata.

Ela voltou Ao colégio e tentou cobrar Uma posição da Direção. `Mas ELES Então me ofereceram hum pano. DEPOIS, falaram que iam tentar Descobrir Quem havia Feito isso`, Afirma um docente. AL Tirou Uma Licença de 15 dias, Emendadas com como Férias de julho.

Da Acordo com um Profissional, O Caso `ficou POR ISSO mesmo`. Ela conta Que AINDA SOFRE assédio POR parte dos Alunos e Que, não Começo de agosto, Outros SEIS carros de Professores were riscados não ESTACIONAMENTO da Unidade, Que Não Tem Portão.

Tenho medo. Vou para a escola sem saber o Que Será de mim, fazer meu caminhão

AL *, that professora teve o carro riscado e foi assediada Dentro da sala de aula

O Caso desta escola em Campinas Não e Único. Segundo a Pesquisa da Apeoesp, 40% dos Professores afirmam Ser Comum sofrer ameaças OU ter Algum bem Pessoal danificado POR Alunos em Suas Escolas.

`Infelizmente, E meu Ganha-pão`, Afirma uma professora. `Eu Não Posso NEM quero Ficar sem dar aula. Mas tenho medo. Vou para a escola sem saber o Que Será de mim, fazer meu carro.`

`ELE pegou uma Primeira Cadeira Que Viu e jogou mim` EM

J. *, 49, foi remanejado para Completar SUA carga horária em hum colégio Que Não o Seu habitual na zona norte de São Paulo.

Ao Chegar à Unidade, não Começo de 2015, ouviu dos Colegas Que a escola apresentava Problemas com tráfico de drogas e Que ELE Não Deveria `esquentar`.

`Eu senti that they tinham medo da comunidade`, Conta o professor Ao UOL.

Desenvolvi síndrome fazer Pânico e Depressão, estou Fazendo Tratamento psiquiátrico

J. *, professor agredido na Rede pública

Não Demorou Para Que ELE experimentasse ISSO em SUAS aulas. `Na turma noturna, havia hum Jovem de 17 anos Que Fazia PARTE fazer tráfico. Eu nao pódios fechar a porta da sala Porque ELE tinha de Ficar de frente para Ela para, Caso Alguém passasse, Pudesse oferecer um droga.`

A Relação tensa Durou Alguns meses. `Mas Chegou hum momento that Eu Não aguentei Mais fechei e uma porta. ELE ficou possesso e começamos a bater boca`, Lembra o educador. `Eu sentei e começei um Corrigir como Apostilas. ELE Veio com hum caderno universitário e golpeou a mesa. QUANDO eu pedi Respeito, ELE pegou uma Primeira Cadeira Que Viu e jogou mim.` EM

J. ficou com lesões no cotovelo e não antebraço. `Percebi Que ELE estava fóruns de si`, Conta.

O professor foi à Direção e decidiu levar o caso à delegacia, Onde foi Registrado o boletim de ocorrência Como Acidente de Trabalho com lesão corporal.

J. Tirou uma longa Licença e Hoje trabalha professora Como readaptado na secretaria de Outra escola. ELE espera retornar à sala de aula não Começo de 2019.

Violência na Escola E Comum no Brasil

`Existe hum Problema nas Escolas em geral`, Afirma um Socióloga Miriam Abramovay, coordenadora de Juventude e Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). `Geralmente, ELAS Não Passam Mensagens de Direitos Humanos, de convivência saudável.`

Em entrevista Ao UOL, Abramovay Argumenta that Só Chamar OS Alunos de `bárbaros` Não resolve o Problema. `TEMOS de Pensar sem Acontece que no cotidiano destas Escolas. Existe hum clima NAS unidades that FAÇA Com que estas Situações aconteçam.`

Rebeca Otero, coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, concorda. `A Violência Entra nas Escolas Porque Os Jovens sofrem Violência EM Outros Ambientes, domestica SEJA, COM uma família desestruturada, SEJA a Exposição Às drogas`, Argumenta uma educadora.

Como resolver?

Como Especialistas indicam Que hum dos Caminhos Possíveis para melhorar a convivência E aprimorar a Comunicação COM OS Alunos. `Os Jovens Não se sentem pertencentes do Espaço, E Como se Não Fosse para ELES. A escola TEM de Fazer Com que ELES entendam that they São OS Agentes da Mudança, para ISSO TEM de sabre O Que enguias pensam`, Afirma Abramovay.

`O Jovem TEM Ouvido de sor. Um Passo E Começar a trabalhar Há quanto Habilidades socioemocionais dos Alunos, para that they melhorem a autoestima, o autocontrole e saibam lidar com como frustrações`, Afirma Otero. `A Escola TEM de Ser acolhedora.`

A coordenadora da Unesco Explica, no entanto, that `Participar Não Significa Poder tudo`. `ESSE Jovem JÁ VEM Sem Limites, geralmente com Problemas Sociais e domésticos. A escola TEM de Estar unida –direção, docentes, Comunidade e alunos– para melhorar.`

Para enfrentar o Problema, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo criou, em 2010, o Projeto Mediação de Conflitos, que busca desenvolver Ações that previnam OU resolvam Conflitos Internos. Da Acordo com o Órgão, o resultado TEM SIDO Positivo: nsa Últimos Três anos, o Uso de Álcool e drogas Caiu 77% e como agressões Físicas, 47% nas Escolas Participantes.

Um Diz Que o professor de secretaria Estadual mediador escolar e Comunitário `E UM educador capacitado para identificar eventuais Fatores de vulnerabilidade PRESENTES não Cotidiano escolar e, POR Meio de Técnicas de Resolução de Conflitos, desenvolver Projetos pedagógicos that promovam Uma Melhor Integração Entre Todos OS Segmentos escolares `.

`Resolver este Quadro Não sociais e Um Trabalho do Dia para uma noite`, Afirma Otero. `E Um Problema Complexo Que DEVE Ser trabalhado de forma Complexa. TEMOS Que pensar na sociedade.`

Professores OS, não entanto, Não se mostram esperançosos. `Pelo Menos na Região em that Trabalho, as Escolas Públicas Não Tem Estrutura nenhuma. Não há respaldo do Governo, OS Diretores Não estao NEM aí para rápido Você [Como Profissional] e OS Alunos PODEM tudo`, desabafa uma educadora de Campinas. `ESTA Muito Difícil dar aula em escolas públicas.`

`Rápido Você Passa Cinco ano na faculdade para tentar mudar o país, mas Não adianta`, Afirma o docente de São Paulo. `S Respeito mais.` Ao Professor Não Existe

O Ministério da Educação afirmou Ao UOL Que OS Estados e municípios TEM autonomia constitucional em Suas gestões. Na Noite da jornal Última terça-feira (23), dia Seguinte à Publicação de Friggi, o ministro Mendonça Filho, em SUA Página do Facebook, Disse Que O Caso era `inaceitável`. `S RESPEITO Professor Ao E uma das Primeiras Lições that devemos ensinar AOS NOSSOS Jovens e children. Tanto em Casa Quanto NAS escolas`, publicou o ministro. `Precisamos Trabalhar juntos –toda um sociedade– cabelo resgate Desse that e Um dos NOSSOS Valores Mais Básicos. Só Assim evitaremos Novos episódios de Como esse.`

* Os Nomes dos Personagens were suprimidos para Eles Não Serem identificados.

LUCAS BORGES TEIXEIRA – UOL EDUCAÇÃO