Monopólio no sistema de transporte em 2020 é o que quer a Prefeitura de Cataguases

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Transporte-coletivo-em-Muriae-Foto-Viacao-Uniao / Guia Muriaé

Prefeitura de Cataguases quer monopólio no sistema de transporte em 2020. Em entrevista dada ao site do Marcelo Lopes em 12 de junho de 2019, a Prefeitura afirmou que: “Se tudo ocorrer dentro do previsto, Cataguases terá apenas uma empresa – que poderá ser de qualquer parte do país – realizando o transporte de passageiros urbanos já a partir do ano que vem.”

A cidade de Cataguases, em especial, tem vivenciado sérios problemas no transporte público.

É certo que ao analisar o problema do transporte público pode-se perceber que a culpa é da gestão pública dos transportes.

Monopólio

O Monopólio dos transportes motiva precariedade nos serviços. Como é o caso de Muriaé.

Quando há competitividade de fato, por mais dominantes e poderosas que sejam as empresas de qualquer ramo, a população sempre acaba tendo benefícios.

Primeiro porque, apesar de cada empresa ter suas linhas, nos principais corredores, há mais opções para os passageiros e, principalmente, por haver parâmetros para que o poder público possa comparar as empresas e exigir em uma as melhorias que a outra implementou. Por estes parâmetros, o passageiro fiscaliza os serviços.

Hoje, as cidades que privilegiam o monopólio dos transportes podem ser consideradas atrasadas em termos de mobilidade urbana.

Em situações de monopólio, mais articulação e força política a empresa de ônibus possui, o que pode diminuir a eficiência das fiscalizações.

Exclusividade

A exclusividade dos serviços pode até gerar desrespeito à decisões judiciais e acordos com o Ministério Público.

A exclusividade pode favorecer um conluio. Como há exemplos pelo país que mostram esta realidade.

O monopólio de empresa de ônibus deve ser evitado e não implantado como sugeriu a Prefeitura em entrevista ao site do Marcelo Lopes.

Definição

Em economia, monopólio é uma situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto conseguindo, portanto, influenciar o preço do bem comercializado.