Zé da Luz na Escola retorna com a volta às aulas

0
12
Luz na Escola

Uma diversão com muita informação. Assim é a apresentação da peça de teatro ‘Segurança sempre’ do projeto ‘Zé da Luz na Escola’, promovido pela Energisa para conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos e perigos de soltar pipa perto da rede elétrica. Um tema que merece atenção especial. Dentre as causas fatais de acidentes no país em 2018 com a rede elétrica empinar pipa/papagaio representa 6%, segundo a Agência Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).

Luz na Escola

O projeto Zé da Luz na Escola está com o pé na estrada desde o dia 08 de agosto, quando cerca de 200 crianças de Antônio Prado de Minas assistiram à apresentação, lúdica e conduzida por um grupo teatral, para despertar a atenção dos alunos para o assunto.

Zé da Luz na Escola’ em Antônio Prado de Minas

Hoje, dia 19 de agosto, foi a vez de Ubá receber, em praça pública, o projeto. Amanhã, dia 20, o ‘Zé da Luz na Escola’ estará na Escola Municipal Professor Antônio Araújo em Ubá.

Zé da Luz na Escola’ na Praça São Januário em Ubá

“Este projeto é muito importante para os nossos alunos. Eles aprendem a soltar pipa com segurança e se divertem”, comentou Maria da Mercês, diretora da Escola Municipal Dona Chiquinha, em Mercês, uma das escolas já contempladas. No primeiro semestre, mais de 6.000 alunos assistiram à peça.

Você também pode ajudar a evitar acidentes. Fique atento às orientações da Energisa e repasse aos filhos, amigos e parentes. Ao soltar pipas:

  • escolha lugares abertos, longe da rede elétrica, como campos de futebol e parques;
  • nunca tente retirar pipa enrolada em fios elétricos;
  • jamais use cerol. O uso do cerol pode se transformar em uma arma. Ele deixa as linhas das pipas como uma lâmina afiada, o que pode machucar pessoas, causar mortes e romper os fios com mais facilidade;
  • não use papel alumínio ou fios metálicos para fazer a sua pipa. Esses materiais conduzem energia elétrica com mais facilidade e provocam choques e curto-circuito.

Veja o cronograma do ‘Zé da Luz na Escola’ nos meses de agosto e setembro:

Data Cidade Local
21/08/2019 São Miguel do Anta Escola Municipal Juarez de Souza Carmo
23/08/2019 Argirita Escola Municipal Dr. Custódio Junqueira mais duas creches da cidades
28/08/2019 Manhuaçu Escola Municipal Ponte da Aldeia
Praça Dr. César Leite (Praça do Hospital): às 15h30.  Aberto ao público.
02/09/2019 Muriaé Escola Municipal Gilberto José Tanus Braz
06/09/2019 Cataguases Praça Rui Barbosa (Festival do Pastel): às 14h. Aberto ao público.
09/09/2019 Manhumirim Escola Municipal Dra. Maria da Conceição Oliveira Ribeiro
Praça Padre Julio Maria: às 15h30. Aberto ao público.
11/09/2019 Rio Pomba Escola Municipal São José