Prefeitura de Cataguases quer diminuir linhas de ônibus em 2020

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Ônibus Brasil Foto do ônibus 3109 da empresa Viação União na cidade de Muriaé

Prefeitura de Cataguases quer diminuir linhas de ônibus em 2020. A Prefeitura está pagando uma pesquisa que está sendo realizada pela empresa Cidade Viva – Engenheiros e Arquitetos Associados para definir o futuro do transporte coletivo em Cataguases.

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Em entrevista dada com exclusividade ao site do Marcelo Lopes a Prefeitura se referindo a pesquisa afirmou que: “Estas informações terão um impacto direto porque a gente vai conseguir diminuir o número de linhas criando ao mesmo tempo maior eficácia no transporte. A gente acredita também que isso possa gerar uma redução no preço da passagem por conta dessa eficácia do sistema.”

A diminuição de linhas de ônibus em Cataguases, pode fazer com que o preço seja reduzido, não pela eficácia do sistema e sim pela redução de oferta, ou seja, o preço cai em função do custo da operação que será menor.

Outra informação dada pela Prefeitura e usada como exemplo para a diminuição de linhas é que funcionam regularmente trinta e nove linhas em Cataguases, segundo a Administração Pública esse número é muito maior que Muriaé, cuja população é de pouco mais de cem mil habitantes e conta com vinte e quatro linhas ativas.

A retórica da prefeitura é estranha, uma vez que ela não falou que a passagem em Muriaé foi aprovada em maio para R$ 3,00.

O assunto tem que ser pesquisado e discutido com as Associações de Moradores fazendo Audiências Públicas nos bairros.

Isso dará maior credibilidade a pesquisa.

A União das Associações de Moradores de Cataguases deve requisitar essas Audiências Públicas, para não ser conivente com o resultado da omissão.

Ministério Público

E isso deve também ser informado ao Ministério Público na forma de convite para que o processo seja o mais transparente possível.

Algumas decisões técnicas precisam estar amparadas pela população.

Mobilidade operacional

As Associações de Moradores precisam opinar sobre a mobilidade operacional e discutir a frota, número de linhas, idade média da frota, ventilação ou ar-condicionado já que a cidade é muito quente, motor traseiro ou dianteiro para facilitar a vida do motorista, transporte coletivo urbano e rural poderá ser outorgada a apenas uma empresa, ou seja, se o monopólio e bom para a coletividade ou não, já que uma das demandas mais citadas pela população é que à falta de concorrência abaixa avaliação do serviço. Outra situação que precisa ser discutida é plataforma de elevação em todos os ônibus e micro-ônibus para o portadores de necessidades especiais.

Demandas

São muitas as demandas, mas, o fato é que precisam ser discutidas em Audiências Públicas nos bairros para não termos como exemplo uma nova COPASA que salvo engano, só houve uma Audiência Pública e o resultado é esse desastre que toda a população conhece.