Alerta do IGAM diz que Carnaval será com chuva em Minas Gerais

0
12
IGAM

Alerta do IGAM diz que Carnaval será com chuva em Minas Gerais. As festas de carnaval em Minas Gerais chovem principalmente entre sábado (22 de fevereiro) e segunda-feira (24 de fevereiro). As chuvas em algumas regiões do estado podem chegar a 200 milímetros, conforme previsto pelo Instituto de Gerenciamento de Água de Minas Gerais (Igam) em colaboração com a defesa civil do estado.

IGAM

A instabilidade climática se deve à progressão das frentes frias do litoral no sudeste do Brasil. Em Belo Horizonte e na região metropolitana, são previstas entre 5 e 20 milímetros de chuva à tarde e à noite entre as 10h na sexta-feira e as 10h no sábado. Entre sábado e segunda-feira (24/2), a frente fria ao longo do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo avançará e está previsto um aumento de chuvas na capital mineira.

Zona da Mata

O volume em BH pode chegar a 75 milímetros nesse período. Os meteorologistas alertam que o céu deve estar nublado e tempestades podem ocorrer à tarde e à noite, acompanhadas por rajadas de vento. No interior de Minas Gerais, a chuva aumentará a partir de sábado nas regiões da Zona da Mata, Campo das Vertentes, sul de Minas, Vale do Rio Doce, oeste, parte do triângulo Mineiro, região central e metropolitana, com concentrações entre 50 e 100 mm. Entre a Zona da Mata e Sul de Minas, as quantidades acumuladas podem exceder 100 milímetros em 24 horas.

No mapa abaixo, a previsão mostra a precipitação acumulada entre sexta-feira (21/2) e segunda-feira (24/2). As microrregiões de Patrocínio, Uberlândia, Uberaba, Frutal, Araxá, Passos, São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Alfenas, Varginha, Campo Belo, São Lourenço, Itajubá, Lavras, São João Juiz de Fora Barbacena.

Cataguases

Durante esse período, em Cataguases são mais suscetíveis à precipitação acumulada entre 150 e 200 mm.

pontalemfoco