Energisa apoia educação e incentiva jovens para o primeiro emprego

0
13

Energisa apoia educação e incentiva jovens para o primeiro emprego. Facilitar o acesso de jovens ao mercado de trabalho é o objetivo da parceria entre a Energisa e a organização social Junior Achievement (JA), uma associação sem fins lucrativos que promove educação e oportunidades de aprendizado. 

Energisa apoia educação

Nesta quinta-feira, 28 de novembro, foi realizada a entrega de certificados do curso ‘O Futuro do Trabalho’ para os alunos do 9º e 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Marieta Soares Teixeira (Escola Polivalente) encerrando o projeto no ano de 2019, realizado também no SENAI em Cataguases e em Ubá, totalizando aproximadamente 500 jovens beneficiados.

Esta modalidade de curso foi desenvolvida para preparar os alunos para o mercado de trabalho com ferramentas e habilidades exigidas para obter e manter um emprego em setores com carreiras de alto crescimento.

Energisa apoia educação

Neste projeto, profissionais da Energisa Minas Gerais, Energisa Soluções e Central de Serviços Energisa vão, de maneira voluntária, às escolas para ministrar as aulas.

Com profissões diferentes, eles compartilham com os jovens suas experiências, talentos, vivências pessoais e conversam sobre as oportunidades do mercado de trabalho em cada uma das carreiras, incentivando-os a concluírem seus estudos e se prepararem para o mercado.

Participar do projeto é uma experiência engrandecedora. Saber que com simples palavras você pode fazer com que um aluno te diga ‘eu ia parar de estudar e agora resolvi continuar os estudos’ é algo que levarei para sempre.

Mostra que essa parceria vale a pena. Espero poder continuar ajudando sempre. E essa ajuda não é somente para os alunos é também de grande valia para minha vida”, conta Marcos André Bossoni, voluntário e especialista Contábil da Energisa. 

Os alunos reconhecem a importância deste projeto. “Foi uma oportunidade importante porque muitos de nós ainda não sabem que carreira seguir e como inserir nesse mercado. As instrutoras muito preparadas trouxeram outros conhecimentos para nos ajudar. Achei muito legal essa iniciativa e gostei muito”, contou Paulo Oliveira, aluno do 1º ano do Polivalente. 

Brenda Santos

“Introduzir assuntos sobre o mercado de trabalho e as suas evoluções para os jovens é cada vez mais necessário, visto que o mercado está necessitando de profissionais mais preparados. A parceria da JA com a Energisa oportuniza o contato desses jovens com profissionais que compartilham vivências e ensinamentos relevantes pautados de uma metodologia reconhecida em mais de 120 países”, acredita Brenda Santos, gerente Geral da JA. 

Segundo Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Gerais, a formação de cidadãos depende da educação, que é a base para o desenvolvimento. “A Energisa quer contribuir com a formação profissional desses jovens e essa iniciativa é uma excelente oportunidade. Agradeço aos nossos voluntários por abraçarem essa causa, contribuindo com um projeto educacional e de cidadania”.

Sobre a Junior Achievement

A Junior Achievement (JA) é uma instituição sem fins lucrativos que há cem anos incentiva e estimula jovens do mundo inteiro a serem empreendedores da própria vida. Eles levam para salas de aulas conteúdos sobre empreendedorismo, preparação para o mercado de trabalho e educação financeira. Estão em sétimo lugar no ranking das maiores organizações não governamentais (ONGs) do mundo. 

A parceria da Energisa Minas Gerais com a Junior Achievement beneficiou nesses 11 anos, cerca de 3.000 alunos de Cataguases, Leopoldina, Ubá e Além Paraíba e com a participação de mais de 260 voluntários, que compartilharam suas experiências, talentos, vivências pessoais, incentivando-os a concluírem seus estudos e se prepararem para o mercado de trabalho.