CBA e Votorantim reúne gestores de ensino

0
4
Votorantim

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) entra em seu 3º ciclo. Com o objetivo de aprimorar o ensino público de Muriaé e São Sebastião da Vargem Alegre, na Zona da Mata mineira, a iniciativa reuniu agentes e gestores educacionais para a avaliação das ações já desenvolvidas no ano. O programa é realizado pela CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) e Instituto Votorantim, em parceria com as secretarias de educação locais.

Votorantim

Em 2018, o PVE tem como tema central a “Gestão com foco na aprendizagem”, de forma que os gestores possam compreender os indicadores educacionais e identificar os principais problemas da rede. Durante os primeiros ciclos, os educadores elaboraram planos de ações para aprimorar a leitura dos alunos da rede pública. Neste novo ciclo, realizado em setembro, os grupos avaliaram as ações realizadas, levantando os pontos positivos e realizando novos planejamentos para as oportunidades de melhoria.

Nininha

Subdividido em três dias de ações de campo e reuniões de formação com cada grupo participante, o 3º ciclo reuniu mobilizadores sociais, diretores e coordenadores das escolas dos municípios e equipes de apoio pedagógico. “Estas parcerias são muito importantes para a melhoria do ensino nos municípios. As escolas estão todas muito animadas e envolvidas com o PVE, cada um está dando o seu melhor e o desenvolvimento tem sido ótimo”, disse Nininha, Secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Muriaé.

Américo Baesso

O Secretário de São Sebastião da Vargem Alegre, Américo Baesso Junior, também avalia positivamente a parceria. “Nesta edição, o PVE tem sido ainda mais democrático e os resultados até agora são satisfatórios. Trata-se de um programa muito positivo para São Sebastião da Vargem Alegre e somos muito gratos pela oportunidade de fazer parte dessa iniciativa”, disse o Secretário.

Agora, os educadores darão continuidade ao processo do PVE, executando as ações que foram novamente repensadas. No próximo ciclo, os agentes vão compartilhar as boas práticas e apresentar suas vivências e percepções desse período.

Educação

“A educação é a base para o desenvolvimento O programa tem como objetivo alavancar a qualidade de aprendizagem, com diagnósticos nas escolas participantes. A partir da identificação das oportunidades, são elaborados pelos gestores escolares um plano de ação para implementar melhorias na educação do município melhoria”, diz o gerente das unidades CBA na Zona da Mata mineira, Christian Fonseca de Andrade. Neste ano, o PVE está presente em 104 municípios no Brasil, comemorando o centenário da Votorantim e deixando como legado o investimento na educação de cada localidade.

Sobre o PVE

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) tem como objetivo contribuir com a educação pública municipal, incentivando e apoiando a gestão escolar e a mobilização social da comunidade. As suas atividades visam propor reflexões sobre a educação na cidade, sobretudo quanto ao que já tem sido feito e o que ainda é possível melhorar.

O PVE atua de forma articulada, a partir da parceria entre os gestores das Secretarias Municipais de Educação, as equipes escolares, a comunidade, as empresas do Grupo Votorantim, e as entidades como Comunidade Educativa (Cedac), Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Instituto Alana e Fundação Lemman.