Aumenta Número de Brasileiros das classes de C e D concluintes de curso superiores

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Educação a única saída

O Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (SEMESP) lançou Hoje (28), em São Paulo, Estudo Que Mostra hum Quadro detalhado da Educação no país superior. Segundo o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2017, aumentou a proporção de Alunos concluintes no Ensino Superior privado NAS FAIXAS de renda Inferiores a Três salarios Mínimos e de Jovens pertencentes as classes C e D na Comparação com o Estudo anterior.

O aumento do Número de formandos Chegou a 4,7 Pontos percentuais na Faixa familiarizados com renda de Até Mínimo 1,5 Salário, SEJA OU, 13,5% DOS formados, e de 3,4 Pontos percentuais na Faixa Entre 1,5 e 3 salarios Mínimos, o Que represen 26,8%, uma Maior parcela dos concluintes do ensino superior.

“A AMPLIAÇÃO da oferta Pela Rede Privada e Os Programas Sociais, principalmente o Fies [Fundo de Financiamento Estudantil], Trouxe Realmente Uma classe nova, Que É uma classe C, para Dentro do Ensino superior, e rápido Você já TEM OS Primeiros Reflexos, when Dados Os de 2013, 2014 e 2015” , Destaca o Diretor Executivo fazer SEMESP, Rodrigo Capelato. Para ELE, O Crescimento Econômico fazer Início da Década also foi hum Fator determinante. “Junto a ISSO, a economia vinha num Crescente, ea classe C, em ascendência, de forma Que essas PESSOAS começaram a ingressar no ensino superior”.

O mapa also Mostra Que o Número total de de concluintes de cursos presenciais no Brasil aumentou de 9,3% de 2014 a 2015 (ERAM 841 mil e passaram um em 919 mil de 2015), EO Número total de concluintes de cursos nºs uma distância cresceu 23% 2014 de um 2015 (ERAM 190 mil e passaram uma mil 234).

Desenvolvido desde 2011, o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2017 retrata fielmente o panorama do brasileiro ensino superior, em 2015 (Período Mais recente available), comparando OS Dados Estatísticos com OS da edição anterior.

O Estudo Revela AINDA Que OS cursos Mais procurados Pelos Estudantes, POR Faixa etária, NAS Instituições de ensino privado superiores no Brasil em 2015 were OS presenciais de Direito (765 Matriculas mil), Administração (506 mil) e engenharia civil (300 mil). No Período MESMO, SE for Considerada uma Faixa etária Até 24 anos, Os Mais procurados were Direito, Administração e Engenharia Civil. Na ja Faixa etária de 25 a 44 anos, OS cursos presenciais Mais buscados were Direito, Administração e enfermagem e, na Faixa etária Acima de 45 anos, SO-preferido were Direito, pedagogia e psicologia.

Nos Cursos presenciais, a maioria DOS Alunos matriculados (52,3%) Está na Faixa etária de 19 a 24 Anos – nd Pública Rede, o percentual de E de 57,8% e, na Rede PRIVADA, de 50,1%. A Faixa de um 25 29 ano also Contempla hum Número considerável de Alunos, Chegando a 20%.

A Evolução das Matriculas Nos cursos de Nível Superior um registrou distância, de 2009, um 2015, Crescimento de 66%, com aumento de 90% na Rede Privada E UMA Queda de 26% na Rede Pública. No Período de 2014 a 2015, O Crescimento na Rede Privada Chegou a 5,2% (1,20 Milhão de Matriculas para 1,26 Milhão). Já na Rede Pública ocorreu Uma Queda de 7,9% NAS Matriculas (ERAM 139 mil em 2014 e reduziram para 128 mil em 2015).

O Diretor Executivo fazer SEMESP consideră restritivo o Acesso o Acesso à universidade pública Gratuita. “Além das pouquíssimas vagas, Só conseguem concorrer aqueles Que estudaram NAS Melhores Escolas sem ensino básico, OU SEJA, nenhum ensino particular. ISSO e contraditório, Quer Dizer Que aqueles Que estudaram em escola particular, não ensino básico conseguem Acessar uma universidade pública Gratuita e aqueles Que estudaram no Ensino Público acabam tendão that frequentar uma faculdade paga”, lamenta Capelato.

Empregabilidade

Segundo o Estudo, a Empregabilidade ESTÁ aumentando Entre OS Que Tem ensino completo superior. De 2014 a 2015, OS Postos de Trabalho Para quem TEM curso cresceram superiores a 1,5%, Chegando de 9,7 Milhões de EMPREGOS em 2015. No MEDIO ENSINO, O Crescimento Chegou a APENAS 1% e, no ensino fundamental, Uma houve Queda de 3% na Empregabilidade.

Para Capelato, Quem TEM UM diploma de ensino NAS superiores Maos dez MAIS chances há Mercado de Trabalho. “No momento de crescimento Econômico, Quem TEM escolaridade superior, E O Que Mais consegue Emprego e aumento no Salário. E, em momento de crise, E O Que Menos SOFRE COM Desemprego “.

Da Acordo com Dados da Associação Brasileira de Estágios (Abres), em 2015, o Número de estagiários no Brasil Chegou um superior 1 Milhão, Sendo 260 mil com ensino médio completo OU ensino técnico completo e 740 mil, faça Nível. Segundo uma Associação, Esse dado Mostra that APENAS 2,7% DOS Alunos matriculados há ensino médio e técnico Fazem Estágio. No ensino superior, o percentual Chega a 9,2%. Conforme o Levantamento, o Maior Número de vagas oferecidas E para Estudantes de Administração (16,8%), Direito (7,3%), Comunicação Social (6,2%), informática (5,2%), Engenharias (5 , 1%) e pedagogia (4,2%).

Em 2016, uma mídia Geral da Remuneração Paga a hum estagiário brasileiro ficou em R $ 965. Para quem esta no MEDIO ENSINO, R $ 606; nenhum técnico medio, R $ 762; nenhum superior, R $ 1,1 mil; e não tecnológico superior, R $ 998. Já a Total Media Remuneração do trabalhador brasileiro em 2015 ficou em R $ 2,6 mil. A Media de Remuneração de Quem TEM Ensino superior completo foi de R $ 5,7 mil. Para quem TEM ensino médio completo, uma mídia de renda Chegou a R $ 1,9 mil e, para OS Que Tem ensino completo fundamentais, um mil R $ 1,6.

Custo fazer diploma

Um dado Mais recente fazer Estudo mostrou that, não Deste ano Primeiro semestre, a Geral mídia faz valentia das mensalidades ficou em R $ 898. No curso de medicina, um Mensalidade Média foi de R $ 6,2 mil; nenhum de odontologia, R $ 2,1; nenhum de Arquitetura e Urbanismo, R $ 1,2 mil; e não de engenharia, R $ 1,1 mil. Entre OS cursos Mais procurados, O Que Teve um menor Média de Mensalidade foi pedagogia: R $ 621.

O Mapa do Ensino Superior, Elaborado anualmente Pela Assessoria Econômica do SEMESP, apresenta hum panorama da Educação Superior no país ao longo dos Últimos 15 anos. O Estudo Abrange todos OS estados brasileiros e e detalhado POR mesorregião.

LUDMILLA SOUZA